Mensagem aos docentes da UFSC

em

Estamos em 2018 a alguns dias do segundo turno da eleição na UFSC, uma das mais importantes Universidades do Brasil. Mesmo gozando de excelência em pesquisa, ensino e extensão, nossa Universidade foi surpreendida em outubro de 2017 pela intervenção da PF numa operação confusa e grotesca que culminou com o suicídio de um reitor eleito. Nesse contexto tenso e conturbado passam para o segundo turno duas candidaturas que colidem em inúmeros pontos programáticos e que expressam visões radicalmente opostas de Universidade. Passou em segundo lugar uma candidatura batizada pela aura da continuidade da gestão que gerou a maior crise na história da UFSC e do lado oposto, em primeiro lugar, uma candidatura que representa a aspiração da maioria de sua comunidade de construir de modo solidário e participativo uma Universidade necessária. A candidatura do professor Irineu, sumariamente exposta em seu programa, surge como alternativa segura para recolocar o UFSC no patamar de respeito em que sempre esteve no cenário local, nacional e internacional. Trata-se de uma candidatura capaz sim de enfrentar os debates urgentes do país como instituição eminente, articulando-se com outras IFES, para resistir aos constantes ataques contra o ensino público de qualidade, e contra autonomia universitária; mas, sobretudo e principalmente, uma candidatura capaz de enfrentar e desfazer os graves equívocos de gestão que vêm afetando a vida de cada docente, cada técnico e cada discente, em Florianópolis e em todas as cidades em que a UFSC está presente.

O Prof. Irineu ingressou na UFSC como datilógrafo e hoje é diretor do Centro Sócio-Econômico. É considerado pela comunidade ufscquiana como um líder nato, humano e altruísta, com ampla capacidade de ouvir o outro e de coordenar equipe. A paixão pela Universidade o levou a fazer mestrado e doutorado, a ingressar na carreira docente, ocupar cargos de alta responsabilidade e tornar-se pesquisador. Desde os tempos de seu TCC, o Prof. Irineu elegeu a Administração Universitária como tema de pesquisa. Unindo teoria e prática, construiu um profundo conhecimento sobre a UFSC, seus dilemas e virtudes.

É de um perfil assim que a UFSC necessita: o de alguém que não apenas tem profunda experiência como administrador universitário mas que reflete o tempo todo sobre isso. Que compreendendo com ciência o global, pode agir no local com precisão de especialista. É de um perfil assim que nós, docentes, precisamos: o de uma pessoa que experimenta na própria pele os desafios da pesquisa mas que, ao mesmo tempo, faz da sua vida uma busca constante por caminhos institucionais capazes de enfrentar os desafios do nosso tempo.

O país vive uma grave crise e tanto a educação quanto o desenvolvimento científico e tecnológico sofrem diretamente seus efeitos. A atual gestão da Universidade já mostrou seus limites no enfrentamento desse quadro. Tudo o que faz é aplicar aos problemas velhas soluções, ultrapassadas e ineficazes. Evita tocar na raiz de nossas dificuldades, fabricando uma falsa sensação de normalidade, que, sabemos, é só a véspera da próxima crise. Sem transparência e firmeza na apuração de denúncias e suspeitas, normalidade nenhuma será possível.

A UFSC está carente de uma compreensão moderna, profunda e academicamente consistente de administração universitária, e isso não falta ao Prof. Irineu. A UFSC quer um reitor ousado, corajoso e profundamente compromissado com a autonomia e o interesse público, e essas qualidades o Prof. Irineu tem de sobra. Pensemos nisso quando formos às urnas no próximo dia 11 de abril.

VOTE 80, IRINEU REITOR!

CONSTRUÍDO COLETIVAMENTE POR DOCENTES DA UFSC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s