Irineu, Reitor! por Cesar Valente

O valente Irineu levou o primeiro turno e, por apertada margem, vai disputar o segundo. Não sou eleitor, demiti-me da UFSC (sim, sim, demiti-me de emprego federal estável ao qual acessei por concurso) no século passado, mas conheço o Irineu desde aquela época e acho que ele é o cara mais preparado para conduzir a UFSC nesses tempos bicudos.

O Ubaldo, com quem trabalhei no jornal O Estado, também é um cara legal. Boa gente, competente, estudioso, professor há décadas. Teria enorme prazer de compartilhar, tanto com ele quanto com o Irineu, uma mesa de bar, ou de restaurante, trocando ideias e jogando conversa fora. Ambos são excelentes companhias, pessoas decentes.

Mas, no caso, trata-se de administrar uma Universidade, numa conjuntura complicada, com cortes de verbas e incertezas políticas. Dos dois, só o Irineu conhece a UFSC integralmente. Foi técnico-administrativo, estudou, formou-se, é professor, tem mestrado e doutorado em… administração universitária. Ou seja, preparou-se a vida inteira. Trabalhou atendendo alunos, conhece os meandros do departamento do pessoal, deu e dá aulas, orienta pós graduandos, tem o respeito e a admiração de todos que o conhecem.

Acompanhei, como voluntário, as campanhas dele à reitoria (quando perdeu, por pouco, para a máquina que elegeu o Cao Cancellier), à direção do Centro (que ele venceu) e esta, em que volta a concorrer com o Cao (não é à toa que os apoiadores do Ubaldo usam, vez por outra, fotos ou frases que o ligam ao ex-reitor). E acho que eu jamais conseguiria ter o espírito inclusivo e democrático do Irineu: ele realmente ouve todo mundo e seu programa é construído coletivamente.

Na minha cabeça pragmática de executivo, quero sempre pra ontem o que precisa ser feito. O programa da campanha do Irineu, construído em fogo brando pelas diversas forças que o apoiam, levou semanas para ficar pronto. O prazo? Em algumas coisas o prazo, para o Irineu, é ditado pela conclusão do processo de ouvir todos, respeitar as opiniões, construir um consenso.

Mas, quando é preciso fazer alguma coisa, ele também sabe ser ágil e rápido. Não tem indecisões, tem apreço pela opinião alheia, respeito pelo contraditório, mas sabe criar e estabelecer ritmos de execução. É um democrata, não um nefelibata.

Humilde, trata a todos com cortesia e alguns, do alto de suas soberbas, acham que isso o diminui. Pensam que não tem postura, ou estatura, para ser reitor. Sabem de nada. Só aqueles que cresceram na dificuldade e construíram suas carreiras a partir do próprio esforço, conseguem tratar a todos com igual consideração. Sem se deixar ofuscar por um título de doutor ou ignorar quem inicia na carreira, Irineu é o reitor que todos precisamos, porque sabe que a sua função é justamente essa: prestar um serviço ao público.

Naturalmente, quem não conhece bem o Irineu, acha que talvez o outro candidato, que recebe manifestações de apoio de tantos setores e personagens importantes, de fora da universidade, seja melhor para administrar a UFSC. Espero que neste curto prazo de campanha, até o dia 11 de abril, tenham tempo de mudar de opinião e votar no melhor reitor que a UFSC pode ter.

E tem também aqueles professores que, por não terem pensado direito, rejeitam o Irineu porque ele, antes de ser professor, foi técnico-administrativo. Uma mentalidade meio atrasada, que talvez preferisse que o Irineu usasse o elevador de serviço. Mas ele está no elevador social por seus próprios méritos. Ter sido técnico-administrativo é motivo de orgulho para ele e para todos os que conhecem a universidade. E suas experiências daquela época ajudaram-no a ser um professor melhor, deram substância ao seu mestrado e sentido ao seu doutorado.

O Irineu é o melhor candidato à reitoria da UFSC não só porque dedicou-se à UFSC e à sua carreira de administrador, mas também porque ama aquilo que faz e fez, da tarefa de conhecer a universidade e de aprender como administrá-la da melhor forma, a missão de sua vida.

Quem for docente, técnico-administrativo ou aluno da UFSC, em qualquer dos campi, se quiser o melhor para a sua universidade, no dia 11 de abril, deveria votar Irineu 80. Pra não se arrepender.

#ufscnecessária

Confira o texto no Facebook clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s