Nota de Solidariedade

Aos Familiares do Professor Marcondes Namblá e à Comunidade Indígena Catarinense e Brasileira

Ontem, quarta-feira, 10/01/2018, ocorreu um ato cerimonial e um protesto no município de Penha – SC, tendo em vista o assassinato do nosso ex-aluno, o Professor indígena Marcondes Namblá. No dia anterior, terça-feira, 09/01/2018, tivemos a oportunidade de participar da homenagem póstuma ao referido professor aqui na UFSC, no nosso Templo Ecumênico.

Conforme noticiado na imprensa e relatado na referida cerimônia, o Professor indígena Marcondes Namblá foi agredido no dia 1º de janeiro deste ano, no município de Penha – SC, tendo falecido no dia seguinte, em consequência do espancamento sofrido. A perda de nosso ex-aluno Marcondes Namblá de forma brutal indignou toda a comunidade universitária. Ele foi aluno da primeira turma do Curso de Licenciatura Indígena Intercultural da UFSC, tendo concluído o curso em março de 2015. O brilhante pesquisador da Terra Indígena Laklãnõ deixa esposa e cinco filhos.

Queremos assim, prestar nossa solidariedade à família e à comunidade indígena catarinense e brasileira pelas circunstâncias cruéis e desumanas de seu assassinato. Nosso apoio à luta dos povos indígenas, contra essas violências que vêm ocorrendo com esses seres humanos. Manifestamos também nosso apoio à iniciativa dos caciques, lideranças indígenas, que entraram na Procuradoria da República com pedido de inquérito criminal para investigar e apurar essa barbárie que aconteceu com o nosso ex-aluno, o Professor indígena Marcondes Namblá.

Florianópolis, 11 de janeiro de 2017.

Professor Irineu Manoel de Souza

Diretor do Centro Socioeconômico da UFSC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s